Networking: quais são suas palavras-chave?

Networking: quais são suas palavras-chave?
Networking: quais são suas palavras-chave?
Key words! Talvez sejam estas as duas palavras mais importantes do momento no desenvolvimento comercial no mundo de hoje.
Há quem defenda que o sucesso das empresas depende da sua colocação em sites de busca. Em parte, isso é verdade.
Estatísticas de 2012 mostram que a media diária de buscas no Google foide 5.134.000.000! Mais de 5 bilhões por dia! No ano de 2000, não passou de 60 milhões por dia. Em 2013, deve passar de 7 bilhões por dia, o equivalente de um por dia por habitante do mundo.
Incrível. O mundo está buscando tudo, desde pizza até profissionais!
Aí vem a pergunta: onde você está em tudo isso? Como alguém que esteja procurando pode achar você? Sua empresa? Sua expertise? Suas palavras-chave?
Sabemos que chaves podem tanto trancar quanto abrir. Quando você está num evento de networking empresarial e se apresenta a uma nova pessoa, observe as palavras que você usa na sua apresentação. Elas “fecham” o interesse da pessoa em saber mais sobre você ou “abrem”, despertando ainda mais esse interesse?
Quando lemos um jornal ou revista somos atraídos pelo conteúdo devido às manchetes. Os editores são experts em criar “manchetes”, palavras-chave para atrair o leitor. Tal metodologia nos serve tanto no mundo presencial,quando conhecemos pessoas, quanto no mundo virtual, nas mídias sociais.
As palavras-chave que uso ao me apresentar pessoalmente devem também estar no meu blog, no meu site, no perfil de LinkedIn, e Twitter.
Então, quando você participar de um evento empresarial e conhecer alguém, pense nas suas ”key words” ao se apresentar. A mesma coisa vale quando você é apresentado por um conhecido e, normalmente ao fazer a apresentação, ele cita somente seu primeiro nome, e eventualmente o nome da empresaa que pertence: “É o Joao da empresa XYZ”, ou até te apresentando como torcedor de time ABC!
Pense nas suas palavras-chave!
Nossa primeira palavra chave deve ser o nosso nome completo (nome e sobrenome). A forma que você usa o seu nome no seu cartão de visita deve ser igual à que usa nas mídias sociais. Não é só João ou Maria, mas João da Silva e Maria da Silva.
As nossas próximas palavras-chave devem se referir a nossa especialidade, e não o cargo ou posição na empresa que ocupamos. É melhor “especialista comercial em eventos empresariais” a “gerente de vendas”.
Obviamente o nome da sua empresa é palavra-chave, bem como os nomes dos seus clientes principais. Outra palavra-chave importante é a localidade onde aplicamos nossa especialidade (São Paulo, Fortaleza ou região sul do Brasil…).
Assim você consegue transmitir informação objetiva e rápida numa apresentação e ajuda a pessoa receptora a gravar e lembrar-se de você. E se essa pessoa quiser entrar em contato com você, certamente usará suas palavras-chave para lhe achar.
Cada pessoa e empresa têm suas palavras-chave, não há limite em quantas usar. Use o bom senso. Nas apresentações, não fale só de você. Se o interlocutor falar pouco, use “perguntas- chave” para obter informações do seu novo contato.
Nos seus perfis na web, nos posts ou comentários em blogs, você poderá usar mais palavras-chave, quase não há limites, mas evite muita repetição e use o que reflete realmente você; não invente.
Num país do tamanho do Brasil e mesmo com o idioma comum, as palavras podem ter uso e efeitos regionais diferentes.
Faça um teste. Usando o exemplo que dei, procure no Google “especialista em eventos empresarias, Fortaleza” e também “especialista em eventos empresariais, Porto Alegre”. Faça da sua cidade ou região e depois compare. O que é semelhante, o que é diferente?
Agora, quais são suas palavras-chave?
Thomas Reaoch, palestrante motivacional e conhecido como o “Rei do Networking”, é autor do livro “Seja executivo e não executado” (ed. Komedi) membro da AMCHAM Campinas, IBCOe comentarista na web rádio norte-americana Talk 2Brazil.